.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Mitos da Adolescencia

Twitter: @OvelhasdeJesus
Ministerio @OvelhasdeJesus
Pastor TeenKids Robert Godinho
Curitiba - Paraná - Brazil
Tele-Aconsselhamento: (41)9603-9098



MITOS DA ADOLESCÊNCIA

Os conceitos que trazemos sobre os adolescentes norteiam nossas atitudes e o nosso ministério para com eles. Não poucas vezes temos atitudes equivocadas e ministérios infrutíferos por conceituarmos os adolescentes ideologicamente.
            Vejamos alguns mitos contemporâneos:

*      O Mito da Precocidade – revela uma inversão de trajetória e de valores. Exemplo: “Os pré-adolescentes estão mais para adolescentes e estes mais para jovens”.
       É a Síndrome do Frango Sadia!
 
*      O Mito da Impossibilidade – revela incredulidade, fatalidade e determinismo para com os adolescentes. É a chamada Síndrome de Gabriela!
*      O Mito da Diversão – revela pensamento rígido por parte de quem afirma tal idéia, ou até mesmo fuga do confronto, da exortação, da correção... É a chamada Síndrome de Peter Pan!
*      O Mito da Inconseqüência – revela apologia à irresponsabilidade, descrença em conceitos como Causa – Efeito, Semear – Colher. É a chamada Síndrome do Coiote!
*      O Mito da Adrenalina – revela a perca de limites por parte dos pais, líderes, justificada na Síndrome do Nescau!
*      O Mito da Hormôniolatria – revela o reducionismo ao justificar tudo por questões hormonais. É a Síndrome de Hulk!
*      O Mito da Maturidade – critérios equivocados com relação maturidade, confundindo riqueza de informações com a experiência de vida. O primeiro eles têm aos montes mas o segundo estão no processo. É a Síndrome do Bill Gates!
*      O Mito da Aparência – Nos empolgamos com suas apresentações seja na Igreja ou em outro lugar. A performance é o critério para avaliar a espiritualidade. É a Síndrome de Hollywood!
*      O Mito da Rebeldia – Alguns fazem da adolescência o fim do mundo, potencializando seus questionamentos. É a Síndrome do Apocalipse!
            Todo exagero a respeito da adolescência,  quer seja no aspecto negativo ou positivo,  resulta em preconceito e se solidifica em mito.
            Ao conceituarmos os adolescentes não podemos nos limitar a descrição dos seus comportamentos (COMO – Ciência), mas principalmente as razões dos seus comportamentos (PORQUE – Bibliência).
              O adolescente é gente, sente, está numa fase da vida entre a infância e a fase jovem adulta.Por natureza é um pecador, separado de Deus, condenado a morte eterna. Cada adolescente precisa de converter a Jesus Cristo, reconhecendo-O como seu Salvador e Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário