.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

O tempo das "cantadas" chegou

Editorial


As "cantadas" fazem parte da adolescência, e você estará se deparando com elas no dia-a-dia. Muitas são engraçadas e sem nenhuma criatividade. Quem sabe você já tenha ouvido algumas, como: "Que gata! Só falta miar"; "Você é modelo?"; "O seu cachorrinho tem telefone?"; "Você caiu do céu e não se machucou?", e outras...
Elas podem vir de alguém com boas intenções, que pensa em namoro de verdade e em construir uma família. Mas há pessoas aproveitadoras cujo objetivo é apenas "tirar uma casquinha" de você.

PastorTeenKids  Robert Godinho
Curitiba - Paraná
(41)9603-9098



O tempo das "cantadas" chegou

A Bíblia adverte: "Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe" (Pv
1 .10, Bíblia na Linguagem de Hoje).
Tenha cuidado para não se envolver com a primeira pessoa que aparece. Aprenda a desenvolver um senso de defesa, a fim de detectar as pessoas que se aproximam com intenções impuras. Se você é uma moça, saiba lidar com as "cantadas" — embora os rapazes também as recebam —, que costumam ser freqüentes nessa fase da vida.
Quem não gosta de uma boa conversa? Isso é normal. Contudo, há pessoas que, às vezes, valem-se de um "bom papo" para nos induzir ao mal. Lembra-se do que aconteceu com Eva, no jardim do Éden? Ela recebeu uma "cantada" e foi enganada pelo Diabo que, personificado em uma serpente, a induziu ao erro (2 Co 11.3: Gn 3.1-6).
Você está no mundo, mas não faz parte dele. O apóstolo Paulo disse: "... não vos conformeis com este mundo..." (Rm 12.2) É necessário que você tenha muito cuidado para não ser influenciado pelos costumes e procedimentos seculares, que nada têm que ver com os padrões apresentados na Palavra de Deus (1 To 2.15-17).
As aparências nem sempre enganam
As "cantadas" geralmente são precedidas de expressões corporais. Por exemplo, quando alguém quer chamar atenção ou tem o interesse de se aproximar, estufa o peito, gesticula exageradamente, balança o corpo, ri muito (e alto), deixa objetos de valor à mostra, ajeita os cabelos, etc. Atente para os sinais. Se perceber que se trata de alguém querendo apenas se aproveitar, evite a aproximação.
Caso alguém com quem você tenha algum contato — o que é normal, principalmente na escola — se aproxime, observe os sinais de mentira, pois o mentiroso, por melhor que seja, tende a apresentar algumas atitudes que o denunciam. Sabia disso?
O mentiroso desvia os olhos quando perguntado sobre assuntos delicados; pisca com freqüência quando a conversa declina para um assunto comprometedor; inclina-se para trás; responde "Não" e balança a cabeça afirmativamente, mesmo que de leve; pede que o interlocutor repita a pergunta, com intuito de ganhar mais tempo na elaboração de uma resposta. E assim por diante.
Talvez você pense: "Ele é crente e freqüenta os cultos. Creio que é uma pessoa bem-intencionada". Cuidado! Nem tudo que reluz é ouro! Veja o que a Bíblia diz: "Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce, amargo!" (Is 5-20)
Não basta alguém parecer ou dizer que é cristão. É preciso demonstrar isso (Mt 7.20).|p que o apóstolo Paulo disse em 1 Coríntios 5.11? "... não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idolatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário