.

sexta-feira, 9 de março de 2012

O Hospital Evangélico de Curitiba: excelência no atendimento


Twitter: @OvelhasdeJesus
    Ministerio Internacinal Cruzada Gospel TeenKids 
Ovelhas de Jesus
 
pastor TeenKids Robert Leon Godinho
Curitiba - Paraná - Brazil
Tele-aconsselhamento: (41)9603-9098

 

Editorial 

 É com imenssa satisfação que tenho a oportunidade e prazer de falar a respeito do Hospital Universsitário Evangélico de Curitiba, Referencia Mundial de bom atendimento, profissionalismo, enssino e pricipalmente  um instrumento de Evangelização, espalhado pelo Brasil inteito. Mas quero falar especialmente do Hospital Evangelico de Curitiba, aonde Desenvolvo um trabalho de Evangelismo e aconsselhamento, doando-me alguns dias da minha semana para apascentar as ovelhinhas enfermas na Pediatria geral e Pediatria de queimados, honrras e Glorias ao senhor Jesus por ter me escolhido juntamente com outros servos e servas de Deus para fazer parte desta equipe, nem o ouro e nem a prata e nem o dinheiro do mundo inteiro podera pagar a alegria e satisfação que sinto em ter o privilegio de poder falar do amor de Jesus aos pequeninos do Hospital Evangelico De Curitiba, Que Deus abençoe muito a Direção desta organização, que considero a minha segunda igreja, louvado seja Jesus pela vida do Dr. Mauro Serafim, atual Presidente do HUEC - SEB, graças a Deus pela vida do Pastor Elcio, coordenador da Capelania Cristã do HUEC, Deus abençoe a vida da Professora Eunice Zakarovisk e pela vida da Irmã  Lenira Administradoras do setor de Voluntariado e principalmente aos Voluntarios e Voluntarias, Capelãos e capelãs que entregaram-se  no altar do senhor Jesus, doando suas vidas em pról e amor dos doentes e nescessitados.

 

 

Pastor TeenKids Robert Leon Godinho

(Capela do HUEC)


Com longa tradição no Brasil, hospitais evangélicos buscam recuperar ideais

O Hospital Evangélico de Curitiba: excelência no atendimento


Referência – O Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC) tem carregado a bandeira do bom atendimento e dos princípios do Evangelho no que se refere ao cuidado com o próximo. Idealizado pela Sociedade Evangélica Beneficente (SEB) em 1943, o projeto de construção do HEC mobilizou toda a capital paranaense, assim como a classe médica que via na ainda pequena Curitiba uma cidade carente de tratamento especializado de saúde. Entretanto, desde a inauguração do primeiro prédio, em 1959, o HUEC pouco a pouco se transformou no principal parceiro do SUS e hoje possui 750 leitos, 800 médicos e 3,6 mil funcionários. “Atendemos desde o básico até tratamentos de alta complexidade, tendo como ênfase os transplantes. Aqui foi realizado o primeiro transplante de coração no Paraná”, conta André Zacharow, presidente da SEB, organização que reúne treze diferentes denominações. O hospital ainda é referência no tratamento individual e isolado de pacientes queimados. Para se ter um ideia da dimensão do trabalho, somente em um ano são realizados, na média, 20 mil procedimentos desse tipo. O HUEC também está criando o terceiro banco de pele do país, além dos já existentes nas cidades de Porto Alegre e São Paulo.

Mas o Hospital Evangélico de Curitiba também é reconhecido pelo atendimento humanizado. A instituição mantém serviços e parcerias voltados à comunidade evangélica, como o Plano Evangélico Saúde. “A maior parte dos pastores não possui plano de saúde; por essa razão, proporcionamos um atendimento privilegiado a este público”, destaca Zacharow. O hospital também tem convênio com o Lar Esperança, administrado pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus local, um tipo de pousada que dá suporte de forma gratuita aos familiares e acompanhantes de pacientes internados, bem como doentes que, após a alta, não podem voltar diretamente para casa. Além disso, o HUEC conta com 20 capelães que também são funcionários da casa, devidamente treinados para o atendimento espiritual. “Mantemos o ideal dos primeiros dias do hospital, de nunca nos cansarmos de fazer o bem. Isso inclui não só o atendimento médico, mas o ensino e até a pregação da Palavra”, diz o presidente.

Contra a discriminação

Foi no século 19 que os primeiros estabelecimentos de saúde de orientação religiosa surgiram no país. Primeiro, foram os católicos, através das Santas Casas de Misericórdia e das Ordens da Penitência. Nada mais natural, uma vez que a fé romana era a confissão oficial do país. Mas essas instituições eram bem diferentes dos hospitais privados de hoje, que acabaram se transformando em verdadeiras empresas. O principal objetivo era atender, gratuitamente, setores menos favorecidos da sociedade, já que as famílias que dispunham de recursos contavam com os chamados médicos de família.

Com a chegada dos missionários protestantes oriundos da Europa e América do Norte, que aqui estabeleceram suas igrejas, criou-se uma situação de discriminação: os cidadãos de confissão evangélica não eram atendidos nos estabelecimentos ligados à Igreja Romana, restrição que se estendia até aos cemitérios públicos. A solução foi montar centros de saúde ligados às denominações, cujo atendimento logo se estendeu à população em geral. A primeira grande instituição do gênero surgiu em 1896, com a fundação do Hospital Evangélico do Rio de Janeiro (HERJ). “Começamos com a ideia de atender o povo evangélico. Mas acabamos recebendo gente de todos os credos”, explica o atual diretor da unidade, Lizias Costa Bittencourt.

Marcos Históricos PDF Imprimir E-mail

1943  
   - Fundação da Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba
1947    - Lançamento da Pedra Fundamental do Hospital Evangélico (hoje HUEC)
1959    - Inauguração do Hospital Evangélico (formato de estrela – 3 andares)
1968    - Início das atividades do Colégio de Enfermagem (hoje CEPE)
1969    - Início das atividades da Faculdade de Medicina (hoje FEPAR)
1969    - Início das atividades dos Ambulatórios
1978    - Início das atividades do Pronto Socorro
           - Ampliação do Prédio do Hospital (pentágono – 8 andares)
1997    - Início do atendimento no Bairro Novo e Unidades de Saúde
1999    - Mudança de sede da Faculdade
           - Criação das Creches Feliz Cidade e Esperança
2009    - Unificação dos Ambulatórios em sede única
2009    - Ampliação do Prédio do HUEC (Alta Complexidade)
2010     -  Ampliação do Prédio do HUEC (Pronto Socorro)
   
Visão - SEB PDF Imprimir E-mail
- Constante aperfeiçoamento de seus recursos humanos;
- Integração com todos os seus sócios;
- Comprometimento real de seus sócios efetivos;
reconhecimento nacional e internacional para todas as suas unidades operacionais em nichos de excelência;
-Expansão com qualidade de todas as suas unidades;
- Novas fontes de receita para maior solidez financeira.
 
Missão - SEB PDF Imprimir E-mail
Prestar Assistência médico-hospitalar a quem procura e promover ensino e pesquisa na área de saúde, utilizando-se de profissionais capacitados e das melhores técnicas possíveis para melhorar a qualidade de vida das pessoas de acordo com os princípios cristãos.
 
Valores - SEB PDF Imprimir E-mail
ÉTICA
Atuar com consciência e responsabilidade no exercício das suas atividades, com base em valores cristãos.

HUMANIZAÇÃO
Oferecer tratamento humanizado e personalizado, valorizando as pessoas.

EXCELÊNCIA
Trabalhar para a melhora continua dos processos dos resultados e da satisfação das necessidades presentes e futuras dos usuários, superando suas expectativas.

CONFIABILIDADE
Construir relacionamentos abertos transparentes e apoiados na confiança mútua.

CAPACITAÇÂO
Promover e estimular o desenvolvimento profissional por meio do aprimoramento do conhecimento

COMPROMISSO SOCIAL
Desenvolver e apoiar programas voltados para a filantropia, as cominidades e qualidade de vida.
 
Histórico - SEB PDF Imprimir E-mail
Sociedade Beneficente Evangélica de Curitiba - SEB
1943 - Segunda Guerra Mundial. Curitiba era uma pequena cidade, que não dispunha de muitas opções para tratamento especializado de saúde.  Os doentes, principalmente do interior, contavam somente com a Santa Casa de Misericórdia ou precisavam viajar até São Paulo para receber atendimento hospitalar. Também não havia lugar para hospedagem, sendo a casa de muitos pastores transformada em casa de apoio aos doentes e seus familiares.

Nesta época, o Dr. Parísio Cidade, Pastor da Igreja Presbiteriana em São Francisco do Sul, veio morar em Curitiba e, sendo médico, sentiu-se desafiado a criar um hospital para atender aos doentes carentes do Paraná e de Santa Catarina, principalmente os irmãos na fé.

Essa idéia contagiou outros pastores de diversas denominações e, com o coração cheio de fé, sete homens de Deus se reuniram numa fria manhã de inverno com o objetivo de construir o Hospital Evangélico de Curitiba. 

Esta reunião histórica aconteceu no dia 25 de junho de 1943, na Rua Mal. Floriano, em Curitiba, na casa em que morava o Pastor Daniel Lander Betts, da Igreja Metodista e, foi criada a Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba – pró Hospital Evangélico.

Estavam reunidos:
Pastor Daniel Lander Betts, da Igreja Metodista
Sr. Ireno Dionísio Reichelt
Dr. Atílio Bório
Pastor James D. Cook, da Igreja Congregacional
Pastor Ben Oliver, e Pastor João Emílio Henck, da Igreja Batista
Reverendo Parísio Cidade, Reverendo Alcides Nogueira e Presbítero Augusto Klopfleisch, da Igreja Presbiteriana.
Desde o princípio, a Sociedade Evangélica foi o elo de união entre as diferentes denominações. Constituída a sociedade, partiu-se para a busca de um terreno e de recursos para a construção junto à comunidade. Deus moveu o coração de várias pessoas e as doações começaram a surgir de diversas fontes.

No final da década de 30, o dono de um cartório havia feito a doação de um terreno junto à prefeitura, destinado à construção de um hospital na cidade. Mais de 20 anos se passaram sem que o terreno fosse ocupado. Quando a SEB pediu ajuda ao poder público para a construção do hospital, contou com o apoio do desembargador Clotário Portugal e recebeu do Prefeito Algacyr  Munhoz Maeder exatamente este terreno como doação.

O projeto de construção do hospital Evangélico mobilizou a cidade inteira. Milhares de pessoas da comunidade evangélica e não evangélica contribuíam mensalmente através de um carnê, cuja cobrança era feita por líderes das igrejas, casa a casa. No final de um determinado prazo, todos se reuniam em um evento festivo para prestar contas e estabelecer novas metas.
Nesses encontros, enquanto os pais estavam reunidos, as crianças brincavam, surgindo ali grandes amizades e um profundo amor por esta causa.

O presbítero Augusto Klopfleisch, o casal Zilda e João Lukaszewski, o Pastor Oswaldo Emrich e muitos outros angariadores ajudaram a concretizar este sonho. Seria impossível saber o nome de todos, mas um carinhoso registro foi feito pelas mãos habilidosas da senhora Olinta Palmquist, que bordou uma toalha com o nome de 939 benfeitores. Esta toalha é usada até hoje nas reuniões do Conselho da SEB para relembrar daqueles que a tornaram realidade.

Também de longe, chegaram doações. Uma entidade da Alemanha também contribuiu, no intuito de prover projetos educacionais, de formação de mão de obra na área de saúde visando abastecer o staff do hospital.

A classe médica também se uniu e levantou doações em dinheiro para compra de mais um terreno anexo ao hospital, visando futuras ampliações.

As mulheres tiveram um papel preponderante nesta fase de arrecadação, promovendo vários eventos sociais, culturais e recreativos em prol da construção do hospital Evangélico, além de visitas a autoridades e empresários para apresentação do projeto e arrecadação de doações.


Outra forma de arrecadação foram os sorteios. Um deles tinha como prêmio um bolo no formato de estrela, representando a planta baixa do hospital. Centenas de bilhetes foram vendidos junto à comunidade. No dia do sorteio, este bolo ficou em exposição nas Livrarias Ghignone, na Rua XV.  Naquele tempo, muitos jovens vinham estudar em Curitiba e sentiam saudades da “comidinha da mamãe”, por isso, a venda de bilhetes foi grande entre eles, na esperança de levar o bolo para casa. O vencedor foi um estudante universitário que, na época, morava na Cajobapa: Casa do Jovem Batista Paranaense. Ele e todos os rapazes desta república de estudantes comeram bolo durante uma semana. Uma curiosidade: o ganhador do bolo foi André Zacharow, que, 30 anos mais tarde, tornou-se presidente da SEB.


Após várias campanhas, em 1947 a Pedra Fundamental do Hospital Evangélico é lançada, numa cerimônia ao ar livre, cuja mesa, que serviu de suporte para a cerimônia, foi emprestada por uma vizinha do terreno, Dona Estela Grochewski.

A partir daí, as campanhas continuaram a todo vapor, com a determinação e o empenho de muitos, mas principalmente do Reverendo Oswaldo Emrich.

05 de setembro de 1959
– Finalmente chega o dia da Inauguração do Hospital Evangélico. Um grande acontecimento para toda a cidade e, especialmente para a comunidade evangélica. O prefeito de Curitiba, na época, Dr. Iberê de Matos, desceu do carro para participar da solenidade, mas seu dedo ficou trancado na porta. Foi atendido prontamente, sendo o primeiro paciente deste hospital.

De lá para cá, muitos pacientes, muitos nascimentos, muitas ampliações, muitos profissionais, muitos voluntários, muitas orações, muitas histórias de vida começaram e terminaram neste hospital ao longo de sua história.


Diversidade, respeito as diferenças e responsabilidade social, conceitos tão discutidos nos dias de hoje, já eram a preocupação e têm sido, nesses mais de 60 anos, o dia a dia, na prática de fazer o bem da SEB.

Com base nos ensinamentos cristãos, usa como lema um dos versículos da carta do apóstolo Paulo, escrita aos Gálatas: “ e não nos cansemos de fazer o bem”.

Este incansável trabalho tem gerado muitos frutos e hoje a SEB tem o orgulho de ser mantenedora de um dos maiores centros de referencia e pilares da saúde e da Educação do Estado do Paraná.



2 comentários:

  1. Uma bênção esse blog, amei!!!! é de conteudos edificantes assim, q/ as ovelhas do Senhor estão necessitando!!! graça e paz ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho, e que deus possa continuar te abençoando, sugestões e criticas serão sempre bem vindas, contamos com sua ajuda para divulgar este blog, continue na Paz do Senhor Jesus!!!

      Excluir