.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Falando de Sexo, e pulberdade para adolescentes a luz da BIblia sagrada.



Ministerio Profetico Internacional
Ovelhas de Jesus
Curitiba - Paraná - Brazil
(41)9603-9098


Editorial



Foge, também, dos desejos
da mocidade; e segue a justiça,
a fé, a caridade [amor] e a paz com
os que, com um coração puro,
invocam o Senhor.
(2 Tm



Queridos adolescentes, e jovens, leitores deste Blogguer, estive meio ausente por uns dias por causa dos compromissos, eventos, viagens e estudos. Fui cobrado por muitos leritores, amigos e pais de  jovens , crianças e adolescentes que confiam em mim por isso, prometo que a partir de agora estarei sempre pronto para responder-lhes as mais complicadas perguntas, claro, sempre a luz da Biblia sagrada, que é o nosso unico manual de Orientação, Bussola de vida. A partir destas postagens estaremos falando a respeito de um assunto muito complicado e delicado, que muitos pastores e até pais tem receio ou vergonha de falar com seus filhos, Sexo, pulberdade, bamoro, etc.
Você sabia que a adolescência tem sido considerada o período mais difícil e importante da vida? Isso porque você não é criança nem adulto, e todos parecem saber mais do que você o que precisa e o que deseja. E um tempo de definições sobre você mesmo; tempo de independência — ou pelo menos a busca disso.
Adolescência é um tempo de mudanças em que ocorrem o amadurecimento do sistema reprodutivo — a puberdade —, além do crescimento físico acelerado e desproporcional. Soma-se a isso a capacidade de pensar abstratamente.
É um período de exageros, quando se ama e se odeia demais. Enfim, é um tempo de relacionamentos — com a família, com os amigos, com o mundo... Quero conversar com você sobre esses relacionamentos. E vamos começar por aqueles que mais mexem com o coração nessa fase.
Mas... uma pergunta: Você sabe o que é puberdade?

(Pastor TeenKidas Robert Godinho
Ministerio Ovelhas de Jesus
Igreja Batista
Curitiba - Paraná
(41)9603-9098)

Puber... O quê?

Amadurecer é um dos processos mais importantes da vida. E a adolescência é uma fase de transição em que as principais mudanças acontecem. Entra em cena aPUBERDADE! O que é isso? É o nome dado às mudanças físicas que resultam em maturidade reprodutiva.
Ela começa, geralmente, aos doze anos, ativada por uma parte do cérebro chamada hipotálamo. Não se assuste! Só estou citando essas palavras difíceis para fazer uma rápida explicação. No início desse processo, o hipotálamo, seguindo instruções de genes ultramicroscópicos, dá sinal para a glândula pituitária secretar hormônios...
Entram em cena, então, outras glândulas, como a tireóide, a supra-renal e as gônadas, que produzem mais hormônios... Em resumo, toda essa parafernália hormonal estimulará o crescimento do corpo e o desenvolvimento de características de adulto.
Com o início desse amadurecimento, você estará apto para a reprodução. As meninas atingem esse estágio de desenvolvimento um ou dois anos antes dos garotos. E essa maturidade é acompanhada dos impulsos sexuais, que moralmente não podem ser satisfeitos. Por quê? Calma...
A puberdade é marcada, para as moças, pelo início da menstruação, que em geral é irregular por uns dois anos. Os seios crescem, surgem pêlos no corpo, e os quadris se alargam.
No caso dos meninos, há outros sinais: instabilidade ou falha da voz — em razão do aumento das cordas vocais — crescimento de pêlos pubianos, início da ejaculação, bem como
aumento dos testículos e alongamento do pênis. Este também pode ficar ereto nos momentos mais inoportunos, gerando constrangimentos.
Sem amadurecimento pleno não é possível assumir um relacionamento sério, como o namoro. E relacionar-se com alguém sem compromisso, apenas para satisfação dos instintos, é uma atitude perigosa, que trará conseqüências desagradáveis.


As "cantadas" fazem parte da adolescência, e você estará se deparando com elas no dia-a-dia. Muitas são engraçadas e sem nenhuma criatividade. Quem sabe você já tenha ouvido algumas, como: "Que gata! Só falta miar"; "Você é modelo?"; "O seu cachorrinho tem telefone?"; "Você caiu do céu e não se machucou?", e outras...
Elas podem vir de alguém com boas intenções, que pensa em namoro de verdade e em construir uma família. Mas há pessoas aproveitadoras cujo objetivo é apenas "tirar uma casquinha" de você.
A Bíblia adverte: "Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe" (Pv 1 .10, Bíblia na Linguagem de Hoje).
Tenha cuidado para não se envolver com a primeira pessoa que aparece. Aprenda a desenvolver um senso de defesa, a fim de detectar as pessoas que se aproximam com intenções impuras. Se você é uma moça, saiba lidar com as "cantadas" — embora os rapazes também as recebam —, que costumam ser freqüentes nessa fase da vida.
Quem não gosta de uma boa conversa? Isso é normal. Contudo, há pessoas que, às vezes, valem-se de um "bom papo" para nos induzir ao mal. Lembra-se do que aconteceu com Eva, no jardim do Éden? Ela recebeu uma "cantada" e foi enganada pelo Diabo que, personificado em uma serpente, a induziu ao erro (2 Co 11.3: Gn 3.1-6).
Você está no mundo, mas não faz parte dele. O apóstolo Paulo disse: "... não vos conformeis com este mundo..." (Rm 12.2) É necessário que você tenha muito cuidado para não ser influenciado pelos costumes e procedimentos seculares, que nada têm que ver com os padrões apresentados na Palavra de Deus (1 To 2.15-17).


As "cantadas" geralmente são precedidas de expressões corporais. Por exemplo, quando alguém quer chamar atenção ou tem o interesse de se aproximar, estufa o peito, gesticula exageradamente, balança o corpo, ri muito (e alto), deixa objetos de valor à mostra, ajeita os cabelos, etc. Atente para os sinais. Se perceber que se trata de alguém querendo apenas se aproveitar, evite a aproximação.
Caso alguém com quem você tenha algum contato — o que é normal, principalmente na escola — se aproxime, observe os sinais de mentira, pois o mentiroso, por melhor que seja, tende a apresentar algumas atitudes que o denunciam. Sabia disso?
O mentiroso desvia os olhos quando perguntado sobre assuntos delicados; pisca com freqüência quando a conversa declina para um assunto comprometedor; inclina-se para trás; responde "Não" e balança a cabeça afirmativamente, mesmo que de leve; pede que o interlocutor repita a pergunta, com intuito de ganhar mais tempo na elaboração de uma resposta. E assim por diante.
Talvez você pense: "Ele é crente e freqüenta os cultos. Creio que é uma pessoa bem-intencionada". Cuidado! Nem tudo que reluz é ouro! Veja o que a Bíblia diz: "Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce, amargo!" (Is 5-20)
Não basta alguém parecer ou dizer que é cristão. É preciso demonstrar isso (Mt 7.20).|p que o apóstolo Paulo disse em 1 Coríntios 5.11? "... não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idolatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais."


 Nos proximos dias continuarei dando profundidade a este estudo, tenho certeza que em nome de Jesus voces serão abençoados...

Pastor TeenKids Robert Godinho
Curitiba - Paraná
(41)96039098





2.22)

Nenhum comentário:

Postar um comentário