.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Uma sugestão aos jovens: aprenda a matar os gigantes!

Ministerio Internacional
Ovelhas de Jesus
Igreja Batista
Curitiba - Paraná


 


 


 


 

Uma sugestão aos jovens:

aprenda a matar os gigantes! 

    Vejo hoje alguns meninos e meninas em sua fase adolescente, em pleno vigor de vida, muitos sonhos, muita coragem, muita vontade de vencer, e lembro de quando eu tinha esta mesma idade. Penso então nos sonhos que se tornaram realidade e também naqueles que não aconteceram. Lembro ainda da coragem que tinha aos poucos ser trocada pela prudência. Também recordo a vontade de vencer, sem saber ao certo vencer o quê, mas na certeza de que deveria ser um vencedor.

    Quando hoje vejo estes garotos e garotas, lembro de um garoto, que viveu há mais de 3.000 anos, e que, em sua adolescência, soube passar por tudo isto. Falo de Davi, que aprendeu acertando e compreendeu errando. Falo do pequeno Davi, ainda o pastorzinho de algumas ovelhas, mas que em breve seria ungido rei do seu país (ele tinha uns 14 anos quando Samuel o ungiu em Belém).
 

 Pastor Teen KidsRobert Godinho

"Nascido dos Sonhos de Deus"


"Aprenda a matar Gigantes"


 Ao longo de sua vida Davi cometeu deslizes, alguns sem muita importância, mas outros muito sérios. Mas Davi é um ótimo exemplo de adolescente bem sucedido. Sabe por que? Porque Davi aprendeu e ensinou a matar gigantes muito antes de matar Golias. Isto mesmo! Davi foi um excelente matador de gigantes mesmo sem ter conhecido Golias. Lendo o capítulo 16 do primeiro livro de Samuel, no Antigo Testamento, percebemos que um caçula de muitos filhos, considerado menos importante por sua tenra idade, pouca força física e função desprezível. Afinal, Davi era “apenas” um pastor de ovelhas. Enfrentava muitos desafios em sua tarefa diária, alguns mais árduos (matar leões, lobos e ursos) e outros mais tranqüilos. Mas mesmo assim era o pequeno Davi, filho mais novo, mais fraco e mais inexperiente.

    Mas Davi era, também, o mais parecido com a vontade de Deus. Samuel, o velho profeta de Israel, que ocupava também as funções de Sacerdote e Juiz do povo, foi à casa de Jessé, pai de Davi, para ungir o novo rei, e se impressionou com a aparência dos irmãos do pequeno Davi. Quando viu Eliabe, por exemplo, disse consigo: “Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido”(v.6). Mas Deus queria o franzino Davi, pois os olhos de Deus vêem o que nossos olhos não vêem. Aliás, foi exatamente isto que Ele disse a Samuel, em relação a Eliabe: “Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o ser humano. O ser humano vê o exterior, porém o SENHOR, o coração (v. 7).

    E Davi, com a bênção de Deus, foi o que foi. O grande rei de Israel, e de sua linhagem saiu o Messias, que em hebraico significa “ungido”, e em grego se diz “Cristo”. Certamente Davi cometeu erros em sua vida, mas mesmo assim foi considerado o “homem segundo o coração de Deus”. Tudo isto, porque ele escutou a Deus e aprendeu a matar gigantes.
Todos os adolescentes de hoje podem ser como Davi, podem ser “ungidos” pelo Senhor, podem andar segundo o coração de Deus e podem matar gigantes. Mas é preciso andar com o Senhor, procurar as coisas do Senhor, falar as palavras do Senhor e agir como Cristo agiu.

    Saul, o rei anterior a Davi, poderia ter sido como Davi, mas desprezou a vontade de Deus. Mentiu, se orgulhou, ficou ganancioso, pensou apenas em si. Esqueceu que foi o próprio Deus que o colocou onde estava. Por isso, como nos diz o texto lido, o Senhor permitiu que um espírito maligno o atormentasse. Saul desprezou Deus, mas Davi, ao contrário, O adorou.

    Quando o rei Saul ficava em péssimo estado, incomodava toda a corte do palácio, até que alguém sugeriu que a música, bem tocada, poderia, quem sabe, acalmar o sofrimento do rei. Um outro oficial sugeriu que o som da harpa poderia fazer bem, e disse que conhecia alguém, um filho de Jessé, que sabia tocar muito bem, além de ser guerreiro valente, tem boa palavra, tem boa aparência, e, principalmente, o Senhor era com ele.

    O que você achou destas características de Davi? Veja que não foi Davi que falou dele mesmo estas coisas, nem foi seu pai. Mas alguém da corte do rei, do alto escalão da nação, alguém dentre os governantes e autoridades. Será que alguém pode falar assim de mim? Será que alguém pode falar assim de ti?


 

Pastor Robert Godinho
Ministerio Ovelhas Internacional
Ovelhas de Jesus
Igreja Batista de Curitiba
(41)06039098

Nenhum comentário:

Postar um comentário