.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

NÃO VALE A PENA MENTIR


NÃO VALE A PENA MENTIR

"P

Havia um grande tumulto em uma estrada. A multidão se acotovelava para tentar ver o que havia acontecido, quando alguém gritou:
— Tem um corpo estendido no chão! O motorista do caminhão fugiu!
Alguns, mais afastados, lamentavam:
— Ele era trabalhador... Sempre carregando coisas pesadas...
Ao ouvir os comentários, um homem curioso que passava pelo local tentou transpor a multidão para ver quem morrera. Como ninguém lhe permitia passar, recorreu a uma mentirinha...
— Deixem-me passar... Eu sou irmão da vítima. Todos, então — admirados —, saíram da frente.
Que decepção! O corpo estendido era de um jumento! Moral da história: a mentira não compensa.
ELO QUE DEIXAI A MENTIRA E FALAI A VERDADE CADA UM COM O SEU PRÓXIMO; PORQUE SOMOS MEMBROS UNS DOS OUTROS." EFÉSIOS 4.25

 (Pastor TeenKids Robert Godinho
Ministerio Internacional
Ovelhas de Jesus
(41)9603-9098
Curitiba - Paraná - Brazil)



Quem é o pai da mentira?


Em minha adolescência, menti muito para os meus pais e arrependo-me disso. Se o tempo voltasse, procuraria falar a verdade, pois a mentira pode até adiar a conseqüência de um erro, mas quando a verdade vem à tona, o prejuízo é bem maior.
Por que Deus condena a mentira e manda-nos abandoná-la? Ele não a aceita porque ela opõe-se à sua justiça e ao seu caráter verdadeiro (Jo 17.3). Você sabe o que é verdade? É a conformidade do conhecimento com o real, a realidade, a exatidão, a sinceridade e a boa fé.
Então, o que é mentira? O contrário de verdade — falta de conformidade, irrealidade, inexatidão, falsidade e má fé. Você acha que o Santo Deus concordaria com essas coisas? Claro que não! E por isso Ele procura os verdadeiros (Jo 4.23,24; Si 101.6).
Você precisa ficar atento ao que a Palavra de Deus diz para não ser enganado. Nunca pense que mentira e verdade sejam a mesma coisa: "Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade" (1 Jo 2.21).
A mentira tem uma origem muito nefasta. Não me diga que você não sabe de onde ela veio e quem a criou! Em 2 Coríntios 11.3, o , apóstolo Paulo disse: "... temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo".
Tudo começou com o pecado — tendência má que reside na alma humana desde a desobediência de Adão e Eva (Rm 312; 1Í32). Só que o erro do primeiro casal foi motivado pelo Diabo, que "... não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é menti-roso e pai da mentira" (Jo 8.44).

Péssima escolha

Mentir aos pais é muito perigoso. Em novembro de 2003, em São Paulo, um casal de adolescentes perdeu a vida nas mãos de cruéis assassinos, em um crime que chocou o mundo, fazendo-nos lembrar de um dos sinais da vinda de Jesus: "... nos últimos dias... haverá homens... cruéis, sem amor para com os bons" (2 Tm 3.1-3). Mas sabe como tudo começou? Com uma mentira.
A jovem Liana Friendenbach, de dezesseis anos, disse aos pais que faria uma viagem com as amigas e foi acampar com o namorado, de dezenove, em um sítio abandonado. O pai desconsolado, fez este apelo aos jovens: "Gostaria que os adolescentes repensassem o que estão fazendo, que tenham mais responsabilidade; não pensem que o mundo é só alegria".
E uma história triste, porém as conseqüências da prática da mentira podem ser piores ainda, caso não haja arrependimento sincero, podendo levar ao inferno (Ap 21.8; 22.15).
A lei da semeadura é infalível, e as suas conseqüências em geral são multiplicadas. Quem planta sementes de milho colherá o quê? Depois de algum tempo, a mesma espécie, só que em
quantidade muito maior... Nascerão espigas com inúmeros grãos!
Você quer ter uma vida independente? Todo adolescente quer, mas isso não pode se tornar uma obsessão em sua vida, a ponto de levá-lo à mentira. Isso é muito perigoso. Não siga essa "onda" que existe por aí: "Todo mundo faz. Por que não posso fazer?" Você não tem de seguir a maioria, e sim o que a Bíblia Sagrada ensina (Mt 24.12).
Sei que os seus pais poderão dizer-lhe "Não", caso fale a verdade. Mesmo assim, não minta. É preferível ouvir uma resposta negativa a receber uma desaprovação de Deus. E você sabe que o mais importante é estar em paz com o Senhor. Veja o que o salmista disse: "Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança" (Sl 4.8).
Pense bem. Que vantagem você poderá levar enganando os seus pais? Nenhuma! E o pior de tudo é que ainda dará ao Adversário a oportunidade de fazer algo contra você.
Aprenda isso: mentir aos pais para fazer coisas com as quais eles não concordarão pode ser um bom negócio a princípio, mas no final, você ficará com peso na consciência, e as conseqüências poderão ser desastrosas.

Só uma mentirinha?

Você sabia que uma das principais estratégias do Inimigo para levá-lo ao fracasso é usar sempre o diminutivo? Em Cantares 2.15, está escrito: "Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas..." Esse texto mostra que, apesar de as raposinhas serem animaizinhos bonitinhos, elas prejudicam a plantação tanto quanto as raposas adultas.
Quer saber o que significa isso? O mundo está cheio de ofertinhas, como cigarrinho, cervejinha, barzinho, bailinho, mentirinha e outros "inhos". Não seja enganado! Uma
Se tem enganado seus pais com "meias mentiras" ou "meias verdades" — isto é, mentiras inteiras! —, que alguém chama de mentirinha, saiba que essa atitude só lhe trará males, caso não se arrependa e deixe esse pecado.
Já ouviu falar do enganador Jacó? Curiosamente, ele foi uma das pessoas mais abençoadas por Deus, mas só depois de abandonar a mentira. O que é triste na história desse personagem bíblico é que teve de sofrer muito para descobrir que estava errado. Por isso, a Bíblia diz o seguinte acerca do Espírito Santo: "Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração..." (Hb 3.15)
Jacó era um "cara esperto", até perceber que todas as suas mentiras e mentirinhas o estavam levando ao fracasso. Depois de um real encontro com Deus, que viu a sua sinceridade, o Senhor o abençoou, mudando-lhe o nome para Israel (Gn 32.22-32). Jacó significa "suplantador", e Israel, "aquele que luta com Deus e prevalece". Lutar, nesse caso, é ser persistente, e prevalecer significa alcançar a bênção.
Jovem, saiba que Jesus quer mudar o seu viver, o seu nome, para que fale sempre a verdade aos seus pais. Afinal, você tem uma nova vida (Rm 6.4). E, para os nascidos de novo, há uma recomendação importante: "Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos" (Cl 3.9).
MENTIRINHA é um PECADÃO contra Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário